Com a curadoria de Didu Losso e Camila Alves, obras inspiradas em 23 pacientes serão criadas por artistas como Nina Pandolfo, Rizza, Ju Violeta, Patrícia Carparelli, Clara Leff, Minhau e pelo próprio Didu.
As histórias de 23 pacientes em tratamento de câncer de mama (22 mulheres e um homem) são a inspiração do Coletivo Pink em 2020 para, por meio da arte, potencializar as ações do Outubro Rosa e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Neste ano, o Coletivo Pink se dá por meio da união dos projetos culturais Artemisa e Inspiração Pink, que contam com uma exposição virtual, no Google Arts & Culture, e a instalação de esculturas em XX cidades do país.
O projeto Inspiração Pink, idealizado pelo artista plástico Didu Losso e a produtora cultural Camila Alves, irá retratar a história dessas 23 pacientes através de esculturas de resina, representadas num torso tridimensional, desenvolvidas em parceria com a artista visual Rizza.
O artista plástico Didu Losso e a produtora Cultural Camila Alves assinam o projeto Inspiração Pink, onde selecionaram 23 pacientes em tratamento de câncer de mama para contarem suas histórias e inspirar artistas a fazer uma intervenção artística sobre esculturas de resina, representadas num torso tridimensional, desenvolvidas em parceria com a artista visual Rizza. As esculturas vão ganhar o toque especial de 15 artistas: Nina Pandolfo, Rizza, Ju Violeta, Patrícia Carparelli, Clara Leff, Minhau, Stella Nanni, Linoca, Pri Barbosa, Rafa Mon, Stefany Lima, Leticia Maia, Erika Chichkanoff, um coletivo de artistas com deficiência visual da Associação Laramara e o próprio Didu.
Após a finalização das intervenções artísticas, todas as obras serão fotografadas e estarão disponíveis para visitação virtual na plataforma cultural do Google, o Arts & Culture, por meio do projeto Artemisa, idealizado por Igor Cayres, mestre em gestão cultural e artística. O lançamento acontece no dia 01/10/2020 com uma projeção artística na FIESP – Av. Paulista.
Para ganhar ainda mais visibilidade, as obras físicas serão espalhadas pelas ruas de seis cidades: 12 obras em São Paulo, XX em Porto Alegre, XX no Rio de Janeiro, XX no Distrito Federal, XX em Recife e XX em Belém.
SOBRE O COLETIVO PINK
Com a participação das principais associações de pacientes oncológicos do País, o Coletivo Pink é o resultado de muitas vozes. Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer (IVOC), Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Fundação Laço Rosa, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Fundação Nossa Casa, Meninas de Peito, Todos Juntos contra o Câncer (TJCC) e Instituto Frida Galera, juntamente com a Pfizer, se uniram novamente com o firme propósito de fazer a diferença no Outubro Rosa.
Serviço
Informações à imprensa
Agência Prioriza
Marlene Francisco
marlene@prioriza.ag
11 99619-0961
Annete Morhy
annete@prioriza.ag
11 98777 3377